A Primeira Aula: Conceitos Básicos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A Primeira Aula: Conceitos Básicos

Mensagem por Esmond Ferrenyr Doregan em Sex Mar 27, 2015 1:48 pm



Os Primeiros Conceitos
Finalmente o dia em que iria lecionar sobre música chegara, estava deitado olhando para o teto enquanto me questionava se a decisão de me tornar docente seria realmente boa, enquanto analisava tal pensamento me levantei e fui tomar meu banho para poder me vestir. Enquanto a água morna escorria por meu corpo eu imaginava como seriam os alunos e seu comportamento, meu histórico me alertava quanto ao meu temperamento e isso fazia com que eu elaborasse um plano para me manter sobre controle e não cometer alguma tolice, deveria ser como a própria música suave e harmonioso para que tudo ocorresse sem problemas.
 Devidamente limpo fui fazer minha higiene bocal, enquanto escovava os dentes e encarava meu reflexo no espelho imaginava a melhor maneira de ministrar a aula, não queria que fosse uma aula monótona e tediosa mas também deveria ser bem produtiva para fins de que o ritmo de aprendizado fosse constante e sem atrasos. Após enxaguar a boca com anticéptico finalmente fui me vestir, enquanto escolhia o melhor traje olhava rapidamente para o relógio afim de não cometer uma gafe me atrasando, mas infelizmente já estava um tanto quanto atrasado, sem muito tempo para escolher as vestes apenas agarrei as primeiras peças que julguei serem adequadas e sai.

Traje:

Estando finalmente na Academia fui em apressados passos em busca da sala onde lecionaria, consegui chegar um pouco antes dos alunos para preparar a sala e o devido material, caminhei por entre algumas mesas e em cima delas deixava uma apostila sobre Conceito Musical Básico. Não demorou muito para que os passos dos alunos e suas vozes ecoassem se aproximando da sala, assim que entravam eu lhes apontava as carteiras e dava um breve aceno em sinal de um bom dia, estando todos em seus devidos lugares apanhei minha apostila e iniciei a aula. Em tom mediano e calmo inciava a aula me apresentando e com uma breve introdução ao tema da aula:

 - Bom dia classe, meu nome é Esmond Ferrenyr Doregan e estarei com vocês de hoje em diante lecionando sobre Música. Nesta aula teremos uma breve introdução à música com o tema sendo Conceito Musical Básico. Por favor abram a apostila que está diante de vocês e acompanhem a leitura.-

Abri minha apostila e logo inciei minha leitura para a classe.

 
Spoiler:


A música ou "Mousikē" proveniente do  grego que significa “a arte das musas”. Mousikē define a arte de organizar sensível e logicamente uma combinação coerente de sons e silêncios. Para isso, são usados os princípios fundamentais da melodia, a harmonia e o ritmo. Enquanto manifestação artística, a música é um produto cultural que procura suscitar uma experiencia estética no ouvinte. Também constitui um estímulo no campo perceptivo do homem, uma vez que pode assumir várias funções, como é o caso do entretenimento, do ambiente criado ou da comunicação.

A música, é composta por dois elementos básicos, que são os sons e os silêncios. O som é a sensação captada pelo nosso ouvido, através das variações de pressão produzidas pelo movimento vibratório dos corpos sonoros e que se transmitem sendo propagadas pelo ar. A ausência do som é o silêncio, o qual nunca é absoluto, tendo em conta a existência da atmosfera, a combinação entre silêncio, que seriam as pausas ou intervalos e o som é que estruturam basicamente a música.

O som engloba quatro parâmetros fundamentais:

* Altura: O resultado da frequência produzido por um corpo sonoro, o que vem a determinar se o som é grave ou agudo.

* Duração: O tempo que se estendem as vibrações que produzem um som.

* Intensidade: A força com que é produzido o som, representada pela amplitude.

* Timbre: A qualidade a qual permite distinguirmos entre os diferentes instrumentos ou vozes.


A organização da música, por sua vez, depende de vários aspectos, entre os quais destacaremos:


* Melodia: É o conjunto de sons que soam sucessivamente sendo percebidos com identidade e sentido próprio.

* Harmonia: Responsável por regular a concordância dos sons tendo por unidade básica o acorde.

* Ritmo: É a pauta de repetição dos sons e silêncios ou pausas.


Encerrada a leitura do primeiro capítulo da apostila e estando próximo ao fim da aula olho para a classe enquanto caminho por eles dizendo em baixo tom de voz:

 - Espero que esta aula não tenha sido massante para vocês caros discentes, espero que nossas futuras aulas possam ser mais envolventes assim como uma bela obra de Ludwig van Beethoven.-

Parando próximo a minha mesa olho para o teto e suspiro lentamente abaixando minha vista para os alunos dizendo:

- Antes de encerrar nosso primeiro tema de hoje quero solicitar um dever, espero que na próxima aula cada um de vocês me apresente um renomado compositor e suas obras mais famosas. Além disso espero que dissertem sobre sua vida em pelo menos 15 linhas, assim poderemos dar continuidade com o tema para as futuras aulas, agora necessito ouvi-los também e por isso quero que digam o que entenderam e suas dúvidas.-

Me sentava um pouco enquanto aguardava todos se organizarem para dar a palavra, me mantinha sereno e aberto as possíveis críticas.

avatar
Esmond Ferrenyr Doregan

Mensagens : 26
Dinheiro : 30
Data de inscrição : 25/03/2015

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum